Fujoshi Feminista? Um Desabafo sobre Yaois Tóxicos e Machismo nas obras

É difícil para mim ter criado essa postagem. Talvez eu seja hipócrita. Quero começar dizendo que conheci o gênero yaoi/yuri com meus 13 anos(mais ou menos) aquilo era o máximo para mim, tinha uma sensação boa quando via o amor sendo expressado mesmo quando existia tanto preconceito na sociedade...  Gostava das histórias mesmo que naquela época eu não visse maldade nenhuma nem ainda tivesse conhecimento algum para problematizar alguma coisa, naquele momento me intitulei como "fujoshi". Mas as pessoas crescem, e mudam. 
Quero que saibam desde já que não tenho interesse em ir contra os gostos de ninguém, sou apenas mais uma fujoshi que resolveu acordar e ver o mundo como um todo.

Existe uma coisa chamada fetichização de relações homoafetivas, sim isso é o que faz a maior parte das fujoshis gostarem tanto de yaoi, fetiche não se discute certo? Algumas fujoshis acham que ler yaoi realmente ajuda a comunidade LGBTQ+ sendo que muitos homossexuais repudiam as fujoshis, mas por que?

Existe uma coisa chamada Yaoi Tóxico, sem citar os shotacons(prefiro acreditar que não exista), algumas garotas simplesmente curtem isso, homens ruins e cruéis maltratando seus parceiros, machucando e causando pressão psicológica neles. Eu me pergunto, como ver isso ajuda um homem homossexual? Pelo visto, tudo é aceito na comunidade Fujoshi se o cara for bonito o suficiente para elas passarem pano para ele... É lamentável... 
Quando eu era mais nova eu achava tudo normal, assédio sexual, romantização do estupro... A questão é, quando você amadurece acaba se envergonhando das coisas idiotas que fez, e esse é o meu desabafo.

Voltando ao assunto, a maioria das fujoshis que conversei diziam que entendiam que a situação era errada nas obras, mas mesmo assim gostava de ver e "shippar" os casais... Voltamos para problematização, violência e amor juntos combinam para você?
Exemplo de Yaoi Tóxico, Killing Stalking
Eu sou uma pessoa que se considera bastante ética, ou pelo menos tento ser, além disso sou feminista, mas como assim? Fujoshi pode ser feminista? Claro que pode! E eu sou, talvez uma das poucas, mesmo não querendo acreditar nisso... A questão é que o Machismo e a Homofobia são para serem combatidos e não reforçados! Como um ser humano eu digo isso, Sou uma mulher e realmente sei que quando eu vejo um yaoi eu não me sinto representada na maioria das vezes, mas gosto de ver um romance com mais "tesão" ou apenas homossexual(yuri incluso) é normal eu querer ver isso, gostaria de ver algo mais quente se fosse num romance hétero também, mas a questão é que nos romances héteros, quando tem cenas de pegação, elas são retratadas com uma visão machista na maioria das vezes, simples. 

Conheci uma garota que queria "ter nascido garoto" só para estar num yaoi, dessa forma eu penso, será que você não tem orgulho de ser quem você é? precisa ser garoto para viver um bom romance? E então percebi que já falei isso para mim mesma uma vez quando era mais nova... E isso me fez notar que até nisso o machismo está incluído, quando você acredita que um homem é superior à uma mulher por algum motivo... Cara isso é errado e eu não compactuo com isso. 

As mulheres são incríveis e eu como mulher, tenho orgulho de mim mesma por não me sentir inferior a ninguém, o sexo realmente nunca importou para mim, o que faz as pessoas como elas são? 
Exemplo de Anime Feminista: Akatsuki no Yona
Gosto de ver homens, mulheres e ambos se apaixonando, nunca vai existir em meu coração lugar para qualquer tipo de preconceito. Assim como não vejo às fujoshis com maus olhos, para mim algumas são apenas crianças de 12 anos que ainda não perceberam o mal que fazem a si mesmas em "gostar" de caras tóxicos e acharem que isso é normal... Os relacionamentos deveriam transmitir amor e respeito mútuo e não violência. 
Ultimamente tem sido difícil ser otaku nessa sociedade machista, fico pensando que realmente gostaria de ver animes e mangás nos quais eu me identificasse, até descobri alguns, mas ainda são tão poucos... O mundo otaku precisa mudar e evoluir, é sério. A questão é que a maioria das mulheres não se sentem representadas nos romances héteros, assim como a maioria dos homossexuais com os yaois.

Para finalizar, eu gostaria de dizer que ainda amo ler yaoi/shounen-ai apesar de tudo, odeio os tóxicos que fazem parecer "bonito/legal" coisas que na vida real daria cadeia na certa, prefiro aqueles que me fazem sentir calor no coração, felicidade por ver um bom romance, assim como eu veria em qualquer outro gênero. E é claro que ninguém é de ferro, gosto de ver algumas safadezas, desde que não passem a ideia errada de que "estupro é certo".
Em geral, goste do que você quiser, algumas obras não são para +18 sem um motivo, não é só por causa das cenas eróticas, mas também as que possuem violência. Você não deveria deixar de ver uma obra por que ela é violenta e passa uma ideia errada, mas é claro, veja se você for adulto e tire suas conclusões sobre o que leu, se você for maduro o suficiente para saber quando algo pode ser ofensivo para alguém você vai ter mais empatia quanto ao próprio público que vocês fantasiam.
É importante ter bons princípios, para que uma leitura por pura diversão e entretenimento não seja confundida com um comportamento tóxico do próprio fã dentro da comunidade.
Exemplo de Shounen-ai perfeito: Castle Swimmer
Desculpem se exagerei ou acabei falando alguma besteira, espero que não vejam isso como uma afronta, é apenas um desabafo do meu ponto de vista sobre uma parte da comunidade das fujoshis e também do meio otaku, não quero atacar ninguém, apenas compartilhar minha reflexão. Além disso gostaria de saber o que você acha sobre esse tema, problematizei demais?

Comentários

  1. Adorei seu pronunciamento
    Eu no caso sou feminista e otaku, não sou fujioshi, mas de vez enquanto leio ou assisto yaoi que me interesse. E muitas vezes me deparei com coisas horríveis. É chato vê tanta toxidade vindo de um público que deveria apoiar um movimento que vai contra a heteronormatividade. Claro que tem mangás BL que se salvam, e ser fujioshis não significa ser fertichista. Mas quando alguma amiga minha vem dizer que killing stalking é yaoi quando até a autora afirmou que é terror psicólogico, deixa meio óbvio o desespero em shippar coisas doentias

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Popular Posts