Realidade X Imaginação - O Congresso Futurista (filme)

The Congress - O Congresso Futurista

Um filme bem psicodélico, com um tema bastante complexo e interessante. Conta a história de uma atriz(Robin Wright) que está passando por uma reformulação no modelo de trabalho, onde eles estão excluindo a necessidade de atores reais, digitalizando-os. 

20 anos depois que Robin assina o contrato é que o filme realmente ganha uma aura surreal, onde toda a realidade é distorcida e controlada pela imaginação humana. daí em diante o filme começa a brincar com a ideia de um futuro utópico em que os homens vivem numa realidade criada e falsa de todo um universo virtual.
A personagem principal e nós que estamos assistindo começamos a nos perder entre realidade, imaginação, presente, passado e futuro. Robin então começa a tentar se encontrar nesse mundo novo e procurar seu filho.
O filme faz uma crítica a sociedade atual, fala sobre como nós estamos perdendo a nossa humanidade para a revolução tecnológica, esquecendo de quem realmente somos e nos apegando a ideia irreal criada a partir de influências de quem queremos ser. Além de mostrar a vida de uma atriz que vai perdendo todo o seu lugar só por causa do envelhecimento, sendo logo substituída pela versão mais nova dela, assim fazendo uma referência ao controle e a falta de igualdade dos atores mais velhos pela mídia. 
Esta é uma grande obra de arte, eu aconselho de verdade que todos assistam esse filme, porque é impressionante e bastante surrealista, com uma trama muito envolvente, que nos faz parar para analisar a forma com que enxergamos o mundo e nos comportamos. Espero que tenham gostado da nossa dica!
~TS e JP

Comentários

Popular Posts