Embers - E se.. Você esquecesse de tudo?

...

Após uma epidemia neurológica global, as pessoas que sobreviveram tiveram suas memórias afetadas permanentemente, do modo que se tornaram seres "vazios", as memórias novas logo iriam se esvair e as antigas já não existiriam mais.
A história do filme se centraliza em vários personagens, alguns que conseguiram se esconder num bunker longe da epidemia e outros muitos que perderam suas memórias e procuram sobreviver num mundo caótico e apocalíptico.

E então, como se sentiria se soubesse  que se esqueceria de toda sua vida e de todas as pessoas importantes para você?

Eu me sentiria desesperada, mas quando finalmente esquecesse, tenho certeza que as sequelas do meu desespero ficariam de alguma forma, deixando um sentimento de inquietação muito grande... Mas eu já não seria mais capaz de lembrar... o motivo ou oque me levou a sentir esse incômodo.
Embers traz muitos conceitos morais, principalmente se você for analisar, a situação e as personalidades distintas de cada um. Dificilmente essa história não vai mexer com você, até mesmo no simples fato da própria atuação ser capaz de demonstrar as memórias sumindo sem precisar de falas.
A verdade é que esse filme é perfeito para quem tem uma memória péssima (como a minha(por exemplo)), digo isso porque é mais fácil de sentir mais a fundo a situação. Embers em especial é brilhante, cada segundo dele. No começo você até pode achar meio estranho ou parado, mas pode ter certeza, que se você tiver mais um pouco de paciência vai entender e apreciar essa grande obra.
Notas - 

  • As pessoas que sofreram com a epidemia, parecem ter alguns objetos que apontam detalhes de suas antigas vidas. O casal por exemplo possui um laço no pulso, oque seria uma marca de que eles deveriam estar juntos.
  • O fato de algumas memórias não terem sido afetadas, é o motivo de muito transtorno entre os espectadores. "Como eles ainda sabem falar ou escrever?" é o seguinte, no próprio filme explica. A memória afetada é a de longo e curto prazo, não a motora. Logo, algumas coisas que você aprendeu, automaticamente você vai lembrar, mesmo sem saber como (essa é a minha opinião).
~TS

Comentários

Popular Posts